Sindsaúde participa de reunião da Mesa de Negociação do SUS e cobra avanços para os servidores da saúde de Fortaleza

postado em: Notícias | 0

Na manhã desta quinta-feira, o SindSaúde esteve presente na reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS de Fortaleza, levando pautas urgentes para os servidores da saúde. O encontro tratou de questões essenciais, avanços e pendências que impactam diretamente os profissionais do setor.

✅ Atividades auxiliares do nível médioFoi apresentada oficialmente uma proposta com amostragem de algumas unidades de saúde, demonstrando para a gestão que é possível corrigir essa injustiça histórica. Uma reunião de construção concreta sobre essas possibilidades foi agendada para o dia 23/04/2025, às 14h30, para análise e devolutiva na próxima MMNP-SUS.

✅ Fagifor: O SindSaúde questionou a gestão sobre o enquadramento e chamamento dos profissionais. A resposta foi que haverá um cronograma de chamamento e que o decreto de extinção que dará origem a transmutação será publicado dentro de 120 dias. Foi informado que há um grupo de trabalho em vigência sobre o tema e que as entidades sindicais serão convidadas a participar.

✅ Não pagamento do complemento dos servidores da enfermagemA subsecretária de Saúde, Aline Gouveia, pediu prazo até a próxima reunião para apresentar uma resposta sobre a situação dos servidores que ainda não receberam o complemento. Durante a reunião, a servidora Angélica fez uma fala emocionada, representando os colegas que passam por essa agonia.

✅ Atualização sobre os grupos de trabalho

•GT do Plantão Extra: As propostas de hora trabalhada para a construção de novas tabelas serão apresentadas na próxima reunião, em 07/04.

•GT da Produtividade CAPS: A proposta, elaborada por profissionais da Enfermagem, Serviço Social e Terapia Ocupacional, será apresentada em 04/04.

•GT da Saúde Bucal: Na próxima reunião, em 10/04, será apresentado um levantamento sobre os recursos financeiros destinados à saúde bucal que não chegaram aos profissionais. Serão analisadas legislações municipais vigentes sobre o piso da saúde bucal, com previsão da criação de uma minuta e estudo de impacto financeiro.

•GT do Banco de Horas: Será realizada uma apreciação das portarias vigentes e, se necessário, criadas ou atualizadas normativas.

✅ Produtividade da Atenção Básica: ainda em discussão. A gestão não deixou claro como será essa nova configuração, e o SindSaúde aguarda a definição da data da próxima reunião.

✅ Folgas: Foi solicitado um levantamento sobre as folgas para garantir esse direito aos servidores. O SindSaúde reforçou que a escolha do dia da folga deve ser do trabalhador, pactuada com o gestor.

✅ Novo financiamento da Atenção Primária: Uma reunião foi agendada para 09/04, na CORAPP, para discutir a divisão dos valores entre as equipes.

O SindSaúde segue acompanhando de perto todas essas pautas e cobrando respostas concretas da gestão. Seguimos firmes na luta por direitos, melhores condições de trabalho e valorização dos servidores da saúde!