O Sindsaúde Ceará participou de uma reunião com a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), na tarde desta segunda-feira, 29 de abril, para tratar do pagamento de retroativos relacionados à ascensão funcional dos anos 2020 e 2021. Essa ascensão deve ser implantada na folha de abril de 2024, e paga no mês de maio, contemplando os retroativos pendentes referentes ao período de janeiro a março deste ano.
No entanto, o pagamento dessa ascensão deveria ter sido feito em abril de 2022. Isso significa que falta o pagamento do retroativo do período entre abril de 2022 a dezembro de 2023. A secretária da SESA, Tânia, afirmou que a SEPLAG reconheceu a dívida e informou que a secretaria criará um cronograma para pagamento desses retroativos. Até o dia 25 de maio, a SEPLAG se compromete a fornecer uma resposta sobre o calendário de pagamento.
Além disso, a reunião também discutiu a avaliação da ascensão de 2021/2022 e a abertura do sistema para que os trabalhadores possam entregar seus certificados. A resposta sobre a data de abertura do sistema também está prevista para o dia 25 de maio, em reunião da mesa setorial.
O Sindsaúde continua a acompanhar de perto essa questão para garantir que os trabalhadores recebam os retroativos devidos e as atualizações das ascensões sejam realizadas.