O Sindsaúde Ceará encaminhou nesta quinta feira, 26/03, ofício à Secretaria da Saúde do Estado solicitando o afastamento por 30 dias dos servidores do nível médio da saúde que estão no grupo mais vulnerável para o Coronavírus. No documento, o Sindsaúde reconhece os esforços do Governo do Estado para enfrentar a pandemia e pede que servidores com mais de 60 anos, portadores de doenças cardíacas e respiratórias, além dos hipertensos, sejam afastados de suas funções sem prejuízo total das remunerações.
Em razão da própria natureza de suas atividades funcionais, os profissionais da saúde são os mais expostos à infecção pelo COVID-19, o que requer um plano de contingência para mitigar os riscos sobre os profissionais mais vulneráveis.
O próprio Decreto Estadual n. 33.510, de 16 de março de 2020, em seu Art. 5º, § 2º, dispõe sobre a possibilidade de trabalho diferenciado para os servidores públicos maiores de 60 anos.
No pedido, o Sindsaúde solicita ainda que o afastamento seja realizado sem prejuízo da remuneração total, inclusive gratificações, adicionais e demais benefícios.